ESSE BLOG É UMA EXIGÊNCIA DA DISCIPLINA TECNOLOGIAS AVANÇADAS NO ENSINO DA MATEMATICA.
É UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM QUE ESTÁ SENDO CONSTRUIDA AO LONGO DA GRADUAÇÃO, AO LONGO DA VIDA.
Dicas para uma aula de Matemática sem erros, nem de cálculo, nem de ensino Danielle Caroline Rodrigues
Expresse, tanto quanto puder, as coisas oralmente. Use o “Metodo Socratico” de responder uma pergunta com outra pergunta em qualquer ocasi?o possivel. Empregue imagens pictoriais e mentais para promover o desenvolvimento do conceito. Utilize materiais ludicos e concretos quando apropriado. Incentive os calculos mentais tanto quanto possivel. Use sempre exemplos praticos. O dinheiro deve ser um modelo constante, especialmente para o estudo dos conceitos de sistema decimal e numeros decimais. Contextualize o que acabou de ensinar com algum exemplo pratico. Dessa forma, voce propicia aos alunos o tipo de raciocinio e questionamento que quer que eles fixem na memoria. Faca o uso da repetic?o sem expectativa, ou seja, n?o espere que o aluno va sempre “pegar” na primeira ou segunda passagem quando voce estiver explicando um topico. Nunca pense que o que esta ensinando e obvio ou inerente. O que parece t?o obvio para voce, professor, pode n?o ser t?o obvio para um de seus estudantes. Explique sempre de maneira clara, didatica e direta. Nunca deixa um aluno com duvidas. Se for necessario, repita a mesma explicac?o usando outros exemplos.
Tecnologia e Matemática Para além do estudo dos conteúdos que constituem a base do programa de Matemática A, assumem importância significativa técnicas e estratégias utilizadas na aprendizagem dos mesmos, as quais constituindo uma base de apoio que os estudantes utilizam na sua actividade matemática e que, independentemente do tema, atravessam o programa de forma transversal. São exemplo disso a utilização das novas tecnologias. Uma das orientações do programa que deverá ser cumprida é o desenvolvimento de conteúdos digitais hiper-media, em que a qualidade da sua concepção estética e funcional, aliada à boa exploração das possibilidades actuais do multimédia e às potencialidades dos conteúdos estruturados na base de hiperligações, coloque à disposição do aluno um ambiente altamente motivador. Este Portal é, sem dúvida, uma materialização desta orientação. A utilização da calculadora gráfica na resolução de actividades de investigação e na resolução de problemas é uma constante no estudo dos vários conteúdos neste Portal, nomeadamente na: - condução de experiências matemáticas; - elaboração e análise de conjecturas; - estudo e classificação do comportamento de diferentes classes de funções; - antevisão de conceitos do cálculo diferencial; - investigação e exploração de várias ligações entre diferentes representações para uma situação problemática. São também propostas actividades que recorrem à utilização de sensores, como forma de os alunos poderem recolher dados reais e trabalhar com eles, identificando modelos matemáticos que permitam a sua interpretação. Também é frequente a proposta de actividades com recurso à utilização de programas de Geometria Dinâmica, facilitando a exploração e a investigação de propriedades de uma forma interactiva e construtiva.(PORTAL DA MATEMATICA)
VEJA A IRONIA DO DESTINO: Estou lecionando Matematica e aulas de Teatro numa escola Municipal de zona Rural em Canela. Sua sugestão me fará pensar na "Matemática e Teatro".
Acordo Ortográfico & Matemática O ACORDO ORTOGRÁFICO E A MATEMÁTICA
Fique ligado! A grafia de alguns termos matemáticos também mudou.
O novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa também modificou a grafia de algumas palavras próprias das ciências exatas. Para facilitar a sua vida, vamos registrar aqui algumas palavras que foram afetadas pelas mudanças. Entre as que perderam o trema, há várias palavras relacionadas ao número cinco: cinquenta, quinquênio, cinquentenário, quinquagésimo, quingentésimo. O prefixo “equi”, que indica igualdade, também deixou de lado o trema, em palavras em que ele era obrigatório, ou não: equilátero, equidistante, equiângulo, equipotente. A palavra consequente(em oposição a antecedente) também passa a ser escrita sem o sinal gráfico sobre o u. Assim como ideia, as palavras geoide, romboide e trapezoide passam a ser grafadas sem acento. No que se refere ao uso do hífen, a mudança mais interessante ocorre com cosseno, cotangente e cossecante. Antes da reforma, o uso do hífen nessas palavras era opcional. Podíamos encontrar em alguns livros as grafias “co-seno”, “co-tangente” e “co-secante”. A nova regra acaba com a duplicidade, assim como mantém a grafia de coordenadas. Os prefixos multiplicadores continuam não pedindo hífen. Continuaremos a escrever bissetriz, quilômetro, hectolitro, etc. Outras palavras prefixadas cuja grafia não é modificada são: isométrico, submúltiplo e ortocentro. Por fim, fica registrado que as geometrias não euclideanas passam a ser nomeadas exatamente assim, sem hífen.
Dicas para uma aula de Matemática sem erros, nem de cálculo, nem de ensino
ResponderExcluirDanielle Caroline Rodrigues
Expresse, tanto quanto puder, as coisas oralmente. Use o “Metodo Socratico” de responder uma pergunta com outra pergunta em qualquer ocasi?o possivel.
Empregue imagens pictoriais e mentais para promover o desenvolvimento do conceito.
Utilize materiais ludicos e concretos quando apropriado.
Incentive os calculos mentais tanto quanto possivel.
Use sempre exemplos praticos. O dinheiro deve ser um modelo constante, especialmente para o estudo dos conceitos de sistema decimal e numeros decimais.
Contextualize o que acabou de ensinar com algum exemplo pratico. Dessa forma, voce propicia aos alunos o tipo de raciocinio e questionamento que quer que eles fixem na memoria.
Faca o uso da repetic?o sem expectativa, ou seja, n?o espere que o aluno va sempre “pegar” na primeira ou segunda passagem quando voce estiver explicando um topico.
Nunca pense que o que esta ensinando e obvio ou inerente. O que parece t?o obvio para voce, professor, pode n?o ser t?o obvio para um de seus estudantes.
Explique sempre de maneira clara, didatica e direta. Nunca deixa um aluno com duvidas. Se for necessario, repita a mesma explicac?o usando outros exemplos.
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ResponderExcluirTecnologia e Matemática
ResponderExcluirPara além do estudo dos conteúdos que constituem a base do programa de Matemática A, assumem importância significativa técnicas e estratégias utilizadas na aprendizagem dos mesmos, as quais constituindo uma base de apoio que os estudantes utilizam na sua actividade matemática e que, independentemente do tema, atravessam o programa de forma transversal. São exemplo disso a utilização das novas tecnologias.
Uma das orientações do programa que deverá ser cumprida é o desenvolvimento de conteúdos digitais hiper-media, em que a qualidade da sua concepção estética e funcional, aliada à boa exploração das possibilidades actuais do multimédia e às potencialidades dos conteúdos estruturados na base de hiperligações, coloque à disposição do aluno um ambiente altamente motivador. Este Portal é, sem dúvida, uma materialização desta orientação.
A utilização da calculadora gráfica na resolução de actividades de investigação e na resolução de problemas é uma constante no estudo dos vários conteúdos neste Portal, nomeadamente na:
- condução de experiências matemáticas;
- elaboração e análise de conjecturas;
- estudo e classificação do comportamento de diferentes classes de funções;
- antevisão de conceitos do cálculo diferencial;
- investigação e exploração de várias ligações entre diferentes representações para uma
situação problemática.
São também propostas actividades que recorrem à utilização de sensores, como forma de os alunos poderem recolher dados reais e trabalhar com eles, identificando modelos matemáticos que permitam a sua interpretação.
Também é frequente a proposta de actividades com recurso à utilização de programas de Geometria Dinâmica, facilitando a exploração e a investigação de propriedades de uma forma interactiva e construtiva.(PORTAL DA MATEMATICA)
VEJA A IRONIA DO DESTINO:
ResponderExcluirEstou lecionando Matematica e aulas de Teatro numa escola Municipal de zona Rural em Canela. Sua sugestão me fará pensar na "Matemática e Teatro".
Acordo Ortográfico & Matemática
ResponderExcluirO ACORDO ORTOGRÁFICO E A MATEMÁTICA
Fique ligado! A grafia de alguns termos matemáticos também mudou.
O novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa também modificou a grafia de algumas palavras próprias das ciências exatas. Para facilitar a sua vida, vamos registrar aqui algumas palavras que foram afetadas pelas mudanças.
Entre as que perderam o trema, há várias palavras relacionadas ao número cinco: cinquenta, quinquênio, cinquentenário, quinquagésimo, quingentésimo.
O prefixo “equi”, que indica igualdade, também deixou de lado o trema, em palavras em que ele era obrigatório, ou não: equilátero, equidistante, equiângulo, equipotente.
A palavra consequente(em oposição a antecedente) também passa a ser escrita sem o sinal gráfico sobre o u.
Assim como ideia, as palavras geoide, romboide e trapezoide passam a ser grafadas sem acento.
No que se refere ao uso do hífen, a mudança mais interessante ocorre com cosseno, cotangente e cossecante. Antes da reforma, o uso do hífen nessas palavras era opcional. Podíamos encontrar em alguns livros as grafias “co-seno”, “co-tangente” e “co-secante”. A nova regra acaba com a duplicidade, assim como mantém a grafia de coordenadas.
Os prefixos multiplicadores continuam não pedindo hífen. Continuaremos a escrever bissetriz, quilômetro, hectolitro, etc. Outras palavras prefixadas cuja grafia não é modificada são: isométrico, submúltiplo e ortocentro.
Por fim, fica registrado que as geometrias não euclideanas passam a ser nomeadas exatamente assim, sem hífen.