domingo, 1 de maio de 2011

MATEMATICA E AS TECNOLOGIAS

ESSE BLOG É UMA EXIGÊNCIA DA DISCIPLINA TECNOLOGIAS AVANÇADAS NO ENSINO DA MATEMATICA.
É UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM QUE ESTÁ SENDO CONSTRUIDA AO LONGO DA GRADUAÇÃO, AO LONGO DA VIDA.

5 comentários:

  1. Dicas para uma aula de Matemática sem erros, nem de cálculo, nem de ensino
    Danielle Caroline Rodrigues

    Expresse, tanto quanto puder, as coisas oralmente. Use o “Metodo Socratico” de responder uma pergunta com outra pergunta em qualquer ocasi?o possivel.
    Empregue imagens pictoriais e mentais para promover o desenvolvimento do conceito.
    Utilize materiais ludicos e concretos quando apropriado.
    Incentive os calculos mentais tanto quanto possivel.
    Use sempre exemplos praticos. O dinheiro deve ser um modelo constante, especialmente para o estudo dos conceitos de sistema decimal e numeros decimais.
    Contextualize o que acabou de ensinar com algum exemplo pratico. Dessa forma, voce propicia aos alunos o tipo de raciocinio e questionamento que quer que eles fixem na memoria.
    Faca o uso da repetic?o sem expectativa, ou seja, n?o espere que o aluno va sempre “pegar” na primeira ou segunda passagem quando voce estiver explicando um topico.
    Nunca pense que o que esta ensinando e obvio ou inerente. O que parece t?o obvio para voce, professor, pode n?o ser t?o obvio para um de seus estudantes.
    Explique sempre de maneira clara, didatica e direta. Nunca deixa um aluno com duvidas. Se for necessario, repita a mesma explicac?o usando outros exemplos.

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  3. Tecnologia e Matemática
    Para além do estudo dos conteúdos que constituem a base do programa de Matemática A, assumem importância significativa técnicas e estratégias utilizadas na aprendizagem dos mesmos, as quais constituindo uma base de apoio que os estudantes utilizam na sua actividade matemática e que, independentemente do tema, atravessam o programa de forma transversal. São exemplo disso a utilização das novas tecnologias.
    Uma das orientações do programa que deverá ser cumprida é o desenvolvimento de conteúdos digitais hiper-media, em que a qualidade da sua concepção estética e funcional, aliada à boa exploração das possibilidades actuais do multimédia e às potencialidades dos conteúdos estruturados na base de hiperligações, coloque à disposição do aluno um ambiente altamente motivador. Este Portal é, sem dúvida, uma materialização desta orientação.
    A utilização da calculadora gráfica na resolução de actividades de investigação e na resolução de problemas é uma constante no estudo dos vários conteúdos neste Portal, nomeadamente na:
    - condução de experiências matemáticas;
    - elaboração e análise de conjecturas;
    - estudo e classificação do comportamento de diferentes classes de funções;
    - antevisão de conceitos do cálculo diferencial;
    - investigação e exploração de várias ligações entre diferentes representações para uma
    situação problemática.
    São também propostas actividades que recorrem à utilização de sensores, como forma de os alunos poderem recolher dados reais e trabalhar com eles, identificando modelos matemáticos que permitam a sua interpretação.
    Também é frequente a proposta de actividades com recurso à utilização de programas de Geometria Dinâmica, facilitando a exploração e a investigação de propriedades de uma forma interactiva e construtiva.(PORTAL DA MATEMATICA)

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  4. VEJA A IRONIA DO DESTINO:
    Estou lecionando Matematica e aulas de Teatro numa escola Municipal de zona Rural em Canela. Sua sugestão me fará pensar na "Matemática e Teatro".

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  5. Acordo Ortográfico & Matemática
    O ACORDO ORTOGRÁFICO E A MATEMÁTICA

    Fique ligado! A grafia de alguns termos matemáticos também mudou.

    O novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa também modificou a grafia de algumas palavras próprias das ciências exatas. Para facilitar a sua vida, vamos registrar aqui algumas palavras que foram afetadas pelas mudanças.
    Entre as que perderam o trema, há várias palavras relacionadas ao número cinco: cinquenta, quinquênio, cinquentenário, quinquagésimo, quingentésimo.
    O prefixo “equi”, que indica igualdade, também deixou de lado o trema, em palavras em que ele era obrigatório, ou não: equilátero, equidistante, equiângulo, equipotente.
    A palavra consequente(em oposição a antecedente) também passa a ser escrita sem o sinal gráfico sobre o u.
    Assim como ideia, as palavras geoide, romboide e trapezoide passam a ser grafadas sem acento.
    No que se refere ao uso do hífen, a mudança mais interessante ocorre com cosseno, cotangente e cossecante. Antes da reforma, o uso do hífen nessas palavras era opcional. Podíamos encontrar em alguns livros as grafias “co-seno”, “co-tangente” e “co-secante”. A nova regra acaba com a duplicidade, assim como mantém a grafia de coordenadas.
    Os prefixos multiplicadores continuam não pedindo hífen. Continuaremos a escrever bissetriz, quilômetro, hectolitro, etc. Outras palavras prefixadas cuja grafia não é modificada são: isométrico, submúltiplo e ortocentro.
    Por fim, fica registrado que as geometrias não euclideanas passam a ser nomeadas exatamente assim, sem hífen.

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